O Javascript do seu navegador está desativado, você poderá ter problemas.

Abitur

Abitur - Uma conclusão com as melhores perspectivas


Até o final do 10° Ano, um aluno com bons resultados e bons conhecimentos de língua alemã pode passar do currículo brasileiro para o alemão. Na turma 11, fase inicial do Abitur, são desenvolvidas habilidades básicas que, no ano seguinte, serão aprofundadas. Na turma 12, inicia-se a fase de qualificação com duração de dois anos, na qual os conhecimentos são ampliados, capacidades e habilidades são aperfeiçoadas e pontos serão acumulados para a nota final do Abitur. A condição para o acesso ao último ano do Abitur é a conclusão brasileira do Ensino Médio no currículo alemão.


As significativas mudanças de postura dos alunos nos dois últimos anos são claramente perceptíveis. Eles crescem no entendimento de suas responsabilidades, em concentração e encaram suas atividades de forma muito séria. Intensivamente ocupam-se com temas controversos; analisam, argumentam e aprendem a basear suas opiniões em fatos concretos. Assim os alunos são apoiados em sua formação como cidadãos crítico-reflexivos e autônomos que no futuro poderão assumir responsabilidades para si e para os outros.


Enquanto os alunos na turma 12 estudam disciplinas do currículo alemão e brasileiro, no último ano, eles se concentram em apenas dez disciplinas relevantes para o Abitur. Tanto as notas dos boletins nas dez disciplinas quanto as notas finas somam 50% da nota do Abitur. Em todos os casos, os alunos têm a possibilidade da escolha. Eles podem escolher três provas escritas e duas orais de um total de oito disciplinas.


Com a aprovação no Abitur, os alunos qualificam-se para o acesso ao ensino superior e, com isso, têm a possibilidade de estudar nas melhores universidades alemãs - com os conhecimentos necessários de língua, também nas melhores universidades europeias - que em geral são públicas e gratuitas. Um aluno do Abitur do último ano que passou do currículo brasileiro para o alemão declara: "O ’Abi’ é a melhor possibilidade que encontrei para mim e para meu futuro. E isso é importante!".