O Javascript do seu navegador está desativado, você poderá ter problemas.

Universidades Alemãs e Europeias

O Abitur Internacional Alemão a princípio confere o direito ao estudo em todas as 400 universidades públicas e Escolas Superiores de Ciências Aplicadas na Alemanha e na Europa. Na escolha da Universidade, em geral, é recomendado entrar em contato com a eleita e conferir se há regulamentações específicas do país ou se a universidade estabelece exigências próprias para o acesso.


Na Alemanha, o acesso direto à universidade está intrinsicamente relacionado à nota média alcançada no Abitur. Os cursos mais procurados, como o de medicina, exigem uma nota muito elevada. Pode-se partir do princípio de que todas as universidades públicas alemãs gozam de um alto valor acadêmico.


As escolas superiores de ciências aplicadas (University of applied sciences) são especializadas em alguma área e oferecem estudo com elevada parcela de prática, muitas vezes em cooperação com grandes empresas como a BMW e a Bayer. Também nas escolas superiores podem-se obter todas as certificações acadêmicas.


Todas as universidades públicas alemãs e as escolas superiores de ciências aplicadas são gratuitas, no entanto é preciso pagar taxas de administração de até 1000 euros ao ano. Nessa taxa estão inclusos os custos para o uso dos meios de transporte.