O Javascript do seu navegador está desativado, você poderá ter problemas.

Níveis estudantis

Abitur

  • Provas de qualificação e prova do Abitur

    Em uma fase de qualificação de dois anos (terceiro ano do Ensino Médio e no ano seguinte), o aluno terá um conteúdo de ensino mais complexo e com novos contextos de aprendizagem. São ensinados conhecimentos e habilidades específicas, para que os alunos melhorem significativamente sua capacidade de pensar analiticamente e estruturalmente, considerando adequadamente os contextos e conteúdos presentes. A independência, a competência intercultural, a flexibilidade e a criatividade também são ensinadas nessa fase - habilidades que são necessárias em todos os lugares em um mundo com mudanças constantes e rápidas.

     

    O ensino é baseado pedagogicamente nas competências aplicáveis das instituições na Alemanha. No terceiro ano (12B), as políticas brasileiras e alemãs são levadas em consideração, mas no ano passado (2014), o número de disciplinas claramente diminuiu nas áreas relevantes para o diploma do Ensino Médio.

    As disciplinas obrigatórias do Colégio Humboldt são: Alemão (6 aulas/semana), Português (5 aulas/semana), Inglês (5 aulas/semana), Matemática (6 aulas/semana), História (4 aulas/semana), Educação Física (2 aulas/semana) e Ética (2 aulas/semana). As disciplinas eletivas são: Física ou Biologia (4 aulas/semana) e Artes ou Música (2 aulas/semana).

    Para participar da fase de qualificação do Abitur, o aluno/estudante deverá ter os seguintes requisitos:

    - ter concluído o 11º Ano 

    - ter um bom conhecimento de alemão, ou seja, pelo menos o nível C1 dos requisitos europeus para idiomas;

    - vontade de aprender, estudar e ser motivado;

    - ser proativo em sala de aula.

    Observação: na fase de qualificação, não há aulas de adaptação para as aulas em alemão e no começo do 11o Ano, é a última oportunidade de mudança do currículo brasileiro para o alemão.

    Durante o período de dois anos, o aluno acumula "pontos", que serão inclusos no cálculo das notas nessa graduação. Após os exames escrito e oral do Abitur, os formandos obtém o "certificado de entrada geral em Universidade Alemã", ou seja, a permissão para que o estudante opte por qualquer curso em todas as universidades na Alemanha e na maioria dos países da União Europeia.

    O Abitur permite aos diplomados uma escolha segura e madura de jornada acadêmica, oferecendo oportunidades de carreira excelentes em empresas alemãs e brasileiras.