O Javascript do seu navegador está desativado, você poderá ter problemas.

Níveis estudantis

Educação Infantil e 1º Ano

  • A Constituição Federal Brasileira de 1988, artigo 227, coloca a criança como uma prioridade nacional. A Lei de Bases da Educação Nacional e Diretrizes  e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente ) indicam dois objetivos: o cuidado e educação. O cuidado e a educação devem caminhar juntos com a perspectiva de integrar o desenvolvimento físico, emocional, afetivo, cognitivo e social, proporcionando às crianças um desenvolvimento integral.

  • A proposta pedagógica da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental, elaborada para crianças de 4 a 6 anos de idade, oferece um currículo e metodologias  que atendem as características da criança, que hoje concebemos como ativa, participativa, curiosa e que, na interação com o outro, constrói conhecimentos.

    CURRICULUM: 

    Linguagem Oral e Escrita - Nesta área, esperamos que as crianças ampliem sua proficiência na língua oral, leitura e escrita, trabalhando progressivamente para o domínio das formas convencionais de comunicação. 

    Matemática - A matemática para a faixa etária de 4 a 6 anos incentiva o aluno a discutir, comparar ideias, levantar hipóteses, testá-los, reformular, se necessário, e antecipar os resultados. Tudo isso, proporcionado através de brincadeiras, jogos, histórias, situações problemas do cotidiano.

  • Natureza e Sociedade - Esta área  propicia experiências que possibilita à criança uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural.

    Formação Pessoal e Social - Pretendemos com esta área desenvolver vivências que oportunizam à criança a aquisição de uma imagem positiva de si, ampliando a sua autoconfiança, reconhecendo as suas limitações e possibilidades. Que enfrentem situações de conflito utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade. Valorizem ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração em suas vivências diárias. Adotem hábitos de autocuidado e compreendam a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando as regras de convívio social.

    Artes Visuais - O trabalho em Artes Visuais na Educação Infantil e no 1º Ano do EF pretende ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem através da manipulação de diferentes objetos e materiais, explorando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio. O trabalho em seu conjunto propicia o fazer e o apreciar obras de arte. Trabalha-se o contexto histórico e social do artista em estudo e como esse contexto influenciou as suas obras.

  • Movimento - A área do movimento tem uma importância fundamental no desenvolvimento motor da criança em seus anos iniciais de escolaridade. Desenvolve o esquema corporal global, a percepção do corpo em repouso e em movimento e as diferentes ações básicas de locomoção. As noções espaciais e temporais.

    Música - Sons e silêncio, forma musical, postura corporal, escuta consciente, interesse e curiosidade pelo fenômeno sonoro e pelo conhecimento da linguagem musical são alguns dos objetivos que se alcança com as aulas de Música na Educação Infantil e no 1º Ano do Ensino Fundamental.

    Língua Alemã - Ao longo da Educação Infantil e do 1º Ano, as crianças adquirem progressivamente o vocabulário e as estruturas da Língua Alemã, assim como apreendem a cultura e os costumes próprios do alemão.

projetos relacionados

PROJETO RIMAS E PARLENDAS - Jardim II

Objetivo: Propiciar oportunidades para que os alunos entrem em contato com o gênero ...

Projeto Índios - 1º Anos

Objetivos: conhecer e valorizar a herança cultural deixada pelos indígenas, ...