O Javascript do seu navegador está desativado, você poderá ter problemas.

Projetos humboldt

Distintivo de Esportes Alemão (DEA)

O DEA é a distinção oficial do Governo Alemão que atesta a sua forma física. Qualquer pessoa pode obter o DEA. As provas a realizar, com seus índices mínimos, são escolhidas dentro de cinco grupos de provas de atletismo e natação, sendo que de cada grupo apenas uma prova deve ser escolhida e concluída com êxito. As provas devem ser realizadas sempre durante o ano calendário, considerando-se para os índices a idade que o participante tem em 31 de dezembro do ano em curso. Os resultados positivos alcançados pelos participantes são anotados pelo professor de Educação Física ou técnico habilitado para tal e enviados para a Alemanha para reconhecimento oficial. Assim, depois dos devidos encaminhamentos, retornam ao Brasil, sendo os participantes agraciados com um diploma e um distintivo (DEA).

HISTÓRICO NA ALEMANHA

O DEA nasceu em 1912, com outro nome, e foi levado da Suécia para a Alemanha pelo Dr. Carl Diem. Buscava premiar os resultados conseguidos por homens e mulheres adultos, no campo esportivo.

Em 1925 foi ampliado também para jovens com menos de 15 anos. Em 1935 foi oficialmente reconhecido pelo Governo Alemão como título honorífico. De 1913 a 1944, aproximadamente 1,5 milhão de atletas receberam o DEA. Em 1944 ele foi cancelado devido à guerra. Em 1948 renasceu em 11 estados alemães. Em 1958 foi novamente reconhecido oficialmente pelo Governo Federal Alemão como título honorífico. Até 1977, quase cinco milhões de alemães, homens e mulheres, haviam conquistado o distintivo.

HISTÓRICO NO BRASIL

Em 1976, os professores Udo Kandler e Klaus Engel, do Colégio Visconde de Porto Seguro, organizaram a Comissão para o DEA, com treinos no Esporte Clube Pinheiros e no Clube Espéria. Em 1982 juntou-se à Comissão Reinhard Janocha, que passou a presidi-la depois da volta de Udo Kandler à Alemanha. Em 1986 houve a adesão do Colégio Humboldt.

O Brasil concentra hoje o maior número de participantes que se empenham para fazer jus ao DEA fora da Alemanha e está em 1º lugar no ranking, participando com aproximadamente 2.600 alunos dos dois colégios citados e 50 adultos.

O DEA NO HUMBOLDT

Para a aquisição do DEA, todos os alunos, do 3º ao 9º ano, são submetidos, ao longo do ano letivo, a diferentes provas de atletismo: corridas de velocidade e resistência, saltos em distância e altura e arremesso de pelota. As provas de natação são realizadas no final do ano, na piscina semi-olímpica do Colégio. Esse trabalho é feito pelos professores de Educação Física, que avaliam seus alunos de acordo com índices estipulados pela Confederação Desportiva da Alemanha (DOSB - Deutscher Olympischer Sportbund), que variam conforme idade e sexo. O aluno que conseguir, pela 1ª vez, atingir os índices necessários nas diferentes provas, receberá, da Alemanha, um distintivo de bronze acompanhado de um diploma. Já na 2ª vez, o distintivo será de prata e, na 3ª vez, de ouro.

TODOS PODEM CONSEGUIR O DEA

Alcançar uma condecoração esportiva fora de torneios e campeonatos oficiais nem sempre é tão fácil, mas todos, que procuram seguir algumas regras básicas para manter-se em forma, podem conseguir o DEA.

Regras e dicas para manter-se em forma

e alcançar mais qualidade de vida através do esporte: praticar regularmente, praticar corretamente, praticar dentro de suas limitações e praticar com alegria. 

A Equipe de Educação Física