O Javascript do seu navegador está desativado, você poderá ter problemas.

Projetos humboldt

Futsal no Colégio Humboldt

1) O PROJETO

O Futsal no Colégio Humboldt é oferecido desde o segundo ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, compreendendo, assim, cinco categorias: iniciação, escolinha, mini, mirim e infantil.

Caracterizado como um esporte dinâmico, participativo e coletivo, o Futsal atrela-se de forma muito particular com os objetivos educacionais da instituição, uma vez que permite o desenvolvimento de capacidades e habilidades inerentes ao esporte e ao convívio social.

Além de competições, jogos e participações amistosas com outros colégios, existe uma programação interna de jogos e torneios que permitem trocas cada vez maiores entre os alunos e o contato destes com aspectos específicos do esporte, como a organização, a construção e obediência de regras, a vitória e a derrota e o autoconhecimento.

O ano de 2011 será muito especial para o Futsal no Humboldt, pois será a primeira vez que a modalidade participará de um intercâmbio na Argentina, no segundo semestre.

2) O FUTSAL

- Aspectos culturais

Historicamente é aceito que o Futsal originou-se na ACM (Associação Cristã de Moços), mas Brasil e Uruguai dividem sua paternidade, pois nos dois países, simultaneamente, o esporte passou a ser organizado e difundido enquanto modalidade, já na década de 1930. No Brasil é considerado um dos esportes mais praticados pelas diferentes faixas etárias, incluindo os gêneros masculino e feminino.

A hegemonia do Brasil nas competições internacionais traz um enorme prestígio para a modalidade e faz com que ela atraia cada vez mais praticantes. Além do Brasil, Espanha, Portugal e Rússia têm se destacado fortemente na difusão do esporte e na participação de competições pelo mundo.

Organizado pela FIFA - mesma entidade do Futebol - o Futsal briga cada vez mais para estar presente nos próximos Jogos Olímpicos.

- Os seus praticantes

O Futsal é um dos poucos esportes coletivos que permite a participação de indivíduos com características as mais diversas. Altura, peso, força, velocidade e níveis de habilidades diferentes não implicam em restringir a participação de quem quer que seja. O Futsal é considerado o esporte coletivo mais eclético de todos. Isso pode ser percebido também no âmbito profissional. Essa característica marcante aumenta ainda mais o poder educacional dele, fazendo com que indivíduos tão diferentes se completem e passem a ser entendidos, respeitados e reconhecidos antes, durante e após a prática.

3) BENEFÍCIOS E OBJETIVOS DA PRÁTICA

Além de atender às necessidades e interesses dos seus praticantes, a prática do Futsal apresenta implicações positivas no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo, físico e motor. Alguns objetivos podem ser atingidos pela sua prática, como:

- conhecer e perceber as partes do corpo, desenvolvendo a consciência corporal e posturas adequadas na execução dos movimentos;

- desenvolver conhecimento sobre si e seus limites;

- adquirir conhecimentos básicos sobre atividade física e sua relação com aspectos de higiene e saúde;

- conhecer o Futsal com relação às suas regras e suas características (fundamentos, metabolismo, tática etc.), tendo capacidade de jogar demonstrando conhecimentos específicos da modalidade;

- participar das aulas e atividades respeitando seus companheiros, adversários e professores; permitir o êxito das crianças nas atividades, estimulando o senso de produtividade e gosto pelo Futsal e atividades físicas em geral, descobrindo sua importância e praticando-a permanentemente de maneira sistematizada ou não;

- estimular atividades em grupo e que necessitem da tomada de decisões consensuais dos alunos;

- melhorar as condições de rendimento físico para a realização de atividades físicas diárias.