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Projetos humboldt

Jugend debattiert

Pensar, expor, agir democraticamente: O projeto “Debate da juventude“

O “Debate da juventude” foi apresentado ao público em 2002 como uma competição de âmbito nacional entre estudantes, por iniciativa e sob o patrocínio do Presidente da República Federativa da Alemanha.

A essência do projeto é um formato de competição que constitui uma grande contribuição para a educação política e democrática nas escolas e promove um eficaz desenvolvimento pessoal dos jovens através da troca mútua e da mudança de perspectivas.

Devido à grande variedade de programas de formação com instrutores profissionais em retórica e através de um currículo sofisticado, o projeto pode se estabelecer multiplicando formadores de professores e educadores no sistema de ensino e encontra sua reconhecida aplicação em diversas matérias. Os módulos de aulas desenvolvidos formam a base de uma estrutura competitiva, treinando de uma maneira direta e diversificada um aprendizado de habilidades através de diversas aulas com jogos e exercícios de expressão, de comunicação, de aquisição de conhecimentos especializados e de persuasão. Nelas baseiam-se as futuras competições escolares, regionais e estaduais, encontrando o seu ponto culminante nas finais nacionais anuais em Berlim.

Desde 2008, o “Debate da juventude” é a terceira maior competição estudantil nacional da Alemanha. No ano letivo de 2012/2013, cerca de 155 mil alunos de 870 escolas participaram desse evento. Já em 2005, foram dados os primeiros passos para além das fronteiras da Alemanha. 

O currículo, em constante evolução, deveria ser aplicado agora pela primeira vez para alunos que não falam o alemão como língua materna, inicialmente na Polônia e na República Tcheca. Desde então, esse movimento se expandiu: muitas escolas alemãs organizam aulas e competições agora em oito países da Europa Central e Oriental, na Espanha, em Portugal e até mesmo na China.

Desde 2011, foram formados também no Brasil 61 professores de onze escolas, implementando com sucesso o projeto nas suas aulas de “Alemão como Língua Estrangeira”. Os estudantes enfrentam o grande desafio de debater uns com os outros de forma justa e objetiva em uma língua estrangeira, defendendo suas opiniões e ouvindo seus colegas. O conceito não somente faz justiça ao aspecto importante da motivação para falar, mas ele também oferece uma vivência de debate sobre problemas específicos, o que não é comum em todas as culturas. Do ponto de vista da aprendizagem de línguas, o “Debate da juventude” é um grande trunfo para o ensino do idioma alemão porque exatamente os conhecimentos sobre esse tipo de discussão são essenciais na obtenção do certificado de língua alemã.

No âmbito do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014” foirealizada, de 23 a 25 de abril de 2014, a primeira competição nacional brasileira no Colégio Humboldt, em São Paulo, onde se originou a implementação do projeto no Brasil.