Educação Infantil e 1º Ano

Home E Segmentos Educacionais E Educação Infantil e 1º Ano

Em nossa Educação Infantil e no 1° Ano do Ensino Fundamental, oferecemos um currículo bilíngue baseado no princípio OPOL:One person, one language”. Sabemos que, quanto mais cedo a criança é exposta a outro idioma, mais chances terá de dominá-lo.

O Alemão e o Português são representados por professoras distintas, que se comunicam com os alunos exclusivamente neste idioma ao longo do período de aulas. Deste modo, os alunos podem vivenciar os idiomas de maneira real, concreta e divertida, com ênfase na comunicação e de modo natural. 

A alfabetização bilíngue acontece de maneira coordenada no 1° Ano do Ensino Fundamental. Sendo assim, os alunos recebem estímulos nos dois idiomas ao mesmo tempo, mas em momentos distintos são feitas intervenções pontuais, relacionadas às especificidades de cada um dos idiomas.  

Os alunos são levados a refletir sobre o sistema de escrita e os sons das letras em cada idioma e também a perceber as diferenças e fazer uso da escrita para se comunicar no dia a dia.

No Maternal e no Jardim I, a tutoria da sala é da professora de referência alemã. No Jardim II e 1º Ano do Ensino Fundamental, ambas as professoras são as tutoras responsáveis pela turma.

A concepção pedagógica adotada pela equipe escolar é baseada no socioconstrutivismo, em que o aluno tem a oportunidade de ser o agente principal da construção de conhecimento. 

O professor é um agente mediador, que intervém e auxilia os alunos no processo de reelaboração do conhecimento, fruto também dessa interação social. 

O Referencial Curricular para Educação Infantil é o documento que orienta o nosso plano de ensino, nosso planejamento e, consequentemente, o trabalho em sala de aula.

Com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estão previstas as aprendizagens essenciais, baseadas nos campos de experiências, a partir dos eixos estruturantes interações e brincadeiras.

Paralelamente ao Referencial Curricular e à BNCC, consideramos também a visão alemã do que deve ser um jardim de infância (Kindergarten) ideal, seguindo as orientações do documento alemão: “Qualitätsrahmen für Kindergarten und Vorschule an deutsche Schulen im Ausland”. 

Neste, tanto o brincar livre como atividades que propiciem vivências motoras, desenvolvimento da autonomia e contato com todos os aspectos da musicalização ocupam um eixo central no dia a dia destes pequenos alunos.

Projetos

Grade Curricular

Bili

Equipe