As saídas pedagógicas desempenham um papel crucial no processo de aprendizagem dos estudantes, proporcionando experiências enriquecedoras que complementam o conteúdo aprendido em classe. Além de estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, essas atividades promovem a aplicação do conhecimento em contextos reais, estimulam a interação social, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades como a observação, análise crítica e resolução de problemas.
Assim foi a experiência das turmas do 6º Ano do Colégio Humboldt que fizeram uma saída pedagógica a Salesópolis, onde conheceram a nascente do Rio Tietê, a Usina Parque e uma Fazenda de Hortaliças.
A atividade integra o Projeto Meio Ambiente e proporcionou aos estudantes a oportunidade de observar a ação dos seres humanos na natureza, a ocupação dos espaços, as transformações nas paisagens, a importância dos recursos hídricos, os efeitos da poluição dos rios e muito mais.
Essa vivência contribuiu significativamente para a formação integral e o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos, exercendo funções tanto pedagógicas quanto humanas.