MINT

O Colégio Humboldt é reconhecido pelo governo alemão como Escola MINT (Matemática, Informática, Ciências da Natureza e Tecnologia).

A certificação é um reconhecimento pelo trabalho realizado no fortalecimento dessas matérias, visto que o objetivo do programa é a ampliação e a melhoria da qualidade do ensino nessas disciplinas em escolas na Alemanha e nas escolas alemãs no exterior.

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Nesse contexto, os principais objetivos do Colégio são:

– incentivar os alunos a enxergar o importante papel que as Ciências da Natureza desempenham no nosso cotidiano e sentir a empolgação e a fascinação que as Ciências podem proporcionar;

– oferecer um ensino contemporâneo, no qual mídias digitais são utilizadas de forma integrada.

KMK

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ZfA

A Agência Central das Escolas Alemãs no Exterior (ZfA) promove e aconselha mais de 1.200 escolas em todo o mundo, incluindo 140 escolas alemãs no exterior, que recebem apoio financeiro, organizacional e pedagógico.

O Colégio Humboldt é uma dessas escolas.

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Entre as principais tarefas da ZfA estão:

• assessoria pedagógica e administrativa das instituições de ensino no exterior e apoio durante o processo de implementação da gestão da qualidade;
• prospecção, seleção e intermediação de professores para assumirem cargos em escolas alemãs no exterior, escolas com perfil alemão, instituições que oferecem a obtenção dos diplomas de alemão e no ensino público;
• preparação, capacitação e educação continuada para professores;
• remuneração de professores ADLK e PLK;
• preparação para as conclusões alemãs e estrangeiras;
• desenvolvimento e realização dos exames na área de Alemão como língua estrangeira (diploma de alemão da Conferência Permanente dos Ministros da Educação e Cultura);
• ensino de alemão empregado em áreas científicas;
• formação profissional;
• concessão de subsídios no âmbito da política cultural e educacional no exterior;
• construção de estruturas para a cooperação internacional.

Exzellente Deutsche Auslandsschule

O Colégio Humboldt recebeu o selo de qualidade como “Excelente Escola Alemã no Exterior”.

Essa certificação é ofertada após a chamada BLI – Bund Länder Inspektion ou Inspeção Federal Estadual, realizada por uma equipe do governo alemão para constatar se as escolas no exterior atendem aos padrões educacionais e administrativos da Alemanha.

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Trata-se de uma certificação que confirma o compromisso da instituição com a língua, a cultura e o conceito de ensino alemães.

O Ministério das Relações Exteriores e a Agência Central das Escolas Alemãs no Exterior (ZfA) do Departamento Federal da Administração (BVA), em conjunto com a Conferência Permanente dos Ministros da Educação e Cultura dos estados da Alemanha (KMK), são os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento e garantia da qualidade das escolas alemãs no exterior.

A Gestão da Qualidade Pedagógica nas escolas alemãs no exterior baseia-se num modelo de gestão de qualidade desenvolvido por profissionais de renome das áreas da Economia e Educação e abrange:

•   seminários para a implementação do sistema de qualidade;
•   padrões de qualidade obrigatórios;
•   desenvolvimento da missão institucional;
•   autoavaliação;
•   Peer Review (“Avaliação realizada por parceiros críticos”);
•   inspeção BLI;
•   acordos para o estabelecimento de metas.

Schulen: Partner der Zukunft

O Colégio Humboldt é considerado PASCH, ou seja, faz parte da iniciativa “Escolas: Parceiros para o Futuro”.

Lançada em fevereiro de 2008, essa iniciativa é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores e implementada em cooperação com a Agência Central para Escolas no Exterior (ZfA), o Goethe-Institut, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e o Serviço de Intercâmbio Educacional da Conferência Permanente dos Ministros da Educação e Assuntos Culturais dos países da República Federal da Alemanha.

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Os objetivos dessa iniciativa são despertar o interesse e o entusiasmo dos jovens pela Alemanha e motivá-los a aprender alemão e fazer contatos em todo o mundo.

Entre seus princípios, estão:

  • perspectivas por meio da educação;
  • horizontes ampliados através do multilinguismo;
  • acesso à língua e educação;
  • abordagem conjunta de problemas futuros como uma comunidade internacional de alunos.