MINT
O Colégio Humboldt é reconhecido pelo governo alemão como Escola MINT (Matemática, Informática, Ciências da Natureza e Tecnologia).
A certificação é um reconhecimento pelo trabalho realizado no fortalecimento dessas matérias, visto que o objetivo do programa é a ampliação e a melhoria da qualidade do ensino nessas disciplinas em escolas na Alemanha e nas escolas alemãs no exterior.
mais
Nesse contexto, os principais objetivos do Colégio são:
– incentivar os alunos a enxergar o importante papel que as Ciências da Natureza desempenham no nosso cotidiano e sentir a empolgação e a fascinação que as Ciências podem proporcionar;
– oferecer um ensino contemporâneo, no qual mídias digitais são utilizadas de forma integrada.
KMK
ZfA
A Agência Central das Escolas Alemãs no Exterior (ZfA) promove e aconselha mais de 1.200 escolas em todo o mundo, incluindo 140 escolas alemãs no exterior, que recebem apoio financeiro, organizacional e pedagógico.
O Colégio Humboldt é uma dessas escolas.
mais
Entre as principais tarefas da ZfA estão:
• assessoria pedagógica e administrativa das instituições de ensino no exterior e apoio durante o processo de implementação da gestão da qualidade;
• prospecção, seleção e intermediação de professores para assumirem cargos em escolas alemãs no exterior, escolas com perfil alemão, instituições que oferecem a obtenção dos diplomas de alemão e no ensino público;
• preparação, capacitação e educação continuada para professores;
• remuneração de professores ADLK e PLK;
• preparação para as conclusões alemãs e estrangeiras;
• desenvolvimento e realização dos exames na área de Alemão como língua estrangeira (diploma de alemão da Conferência Permanente dos Ministros da Educação e Cultura);
• ensino de alemão empregado em áreas científicas;
• formação profissional;
• concessão de subsídios no âmbito da política cultural e educacional no exterior;
• construção de estruturas para a cooperação internacional.
Exzellente Deutsche Auslandsschule
O Colégio Humboldt recebeu o selo de qualidade como “Excelente Escola Alemã no Exterior”.
Essa certificação é ofertada após a chamada BLI – Bund Länder Inspektion ou Inspeção Federal Estadual, realizada por uma equipe do governo alemão para constatar se as escolas no exterior atendem aos padrões educacionais e administrativos da Alemanha.
mais
Trata-se de uma certificação que confirma o compromisso da instituição com a língua, a cultura e o conceito de ensino alemães.
O Ministério das Relações Exteriores e a Agência Central das Escolas Alemãs no Exterior (ZfA) do Departamento Federal da Administração (BVA), em conjunto com a Conferência Permanente dos Ministros da Educação e Cultura dos estados da Alemanha (KMK), são os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento e garantia da qualidade das escolas alemãs no exterior.
A Gestão da Qualidade Pedagógica nas escolas alemãs no exterior baseia-se num modelo de gestão de qualidade desenvolvido por profissionais de renome das áreas da Economia e Educação e abrange:
• seminários para a implementação do sistema de qualidade;
• padrões de qualidade obrigatórios;
• desenvolvimento da missão institucional;
• autoavaliação;
• Peer Review (“Avaliação realizada por parceiros críticos”);
• inspeção BLI;
• acordos para o estabelecimento de metas.
Schulen: Partner der Zukunft
O Colégio Humboldt é considerado PASCH, ou seja, faz parte da iniciativa “Escolas: Parceiros para o Futuro”.
Lançada em fevereiro de 2008, essa iniciativa é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores e implementada em cooperação com a Agência Central para Escolas no Exterior (ZfA), o Goethe-Institut, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e o Serviço de Intercâmbio Educacional da Conferência Permanente dos Ministros da Educação e Assuntos Culturais dos países da República Federal da Alemanha.
mais
Os objetivos dessa iniciativa são despertar o interesse e o entusiasmo dos jovens pela Alemanha e motivá-los a aprender alemão e fazer contatos em todo o mundo.
Entre seus princípios, estão:
- perspectivas por meio da educação;
- horizontes ampliados através do multilinguismo;
- acesso à língua e educação;
- abordagem conjunta de problemas futuros como uma comunidade internacional de alunos.