Ensino Médio

Home E Segmentos Educacionais E Ensino Médio

A possibilidade de flexibilização curricular é a maior novidade para o Novo Ensino Médio. A prática já é incorporada com maior ou menor grau nesse nível da educação em outras partes do mundo, inclusive na Alemanha. Ao pensar na educação que visa ao desenvolvimento da autonomia dos estudantes, permitir que parte de seu currículo seja construído por seus interesses é bastante significativo.

Além disso, as competências para o século XXI exigem uma formação integral que continue se preocupando com a qualidade acadêmica, mas também com o pensamento crítico, científico e criativo; autoconhecimento; comunicação, sobretudo no mundo digital atual; empatia e cidadania. Essas competências estão alinhadas com a visão, valores e missão do nosso Colégio, ao oferecer uma educação de qualidade para cidadãos globais.

Um Novo Ensino Médio exige um novo olhar para a educação. Diversas correntes educacionais que se tornaram populares nas últimas décadas se unem para trazer uma aula com vistas ao protagonismo juvenil. Para isso, as metodologias ativas, a interdisciplinaridade e as avaliações significativas (para além das questões objetivas pautadas na memorização mecânica) são marcas dessa nova proposta escolar.

As mudanças apontadas anteriormente levam os estudantes a um novo posicionamento frente a seus estudos. Com uma matriz curricular menos rígida e com possibilidades de escolha, cada aluno será chamado a se responsabilizar por sua caminhada nessa etapa final da vida escolar. Afora as matérias que compõem a Formação Geral Básica (veja item específico abaixo), o restante será de construção do aluno a partir das opções oferecidas pelo Colégio e de seu Projeto de Vida (também detalhado abaixo).

Projetos

Grade Curricular

Currículos

Equipe