Comunidade Escolar

Home E Comunidade Escolar

O Colégio Humboldt nasceu, em 1916, do sonho de um grupo de imigrantes que queria oferecer aos seus filhos uma escola em que pudessem aprender a ler e escrever em alemão, recebendo uma educação dentro dos moldes da Alemanha.

Hoje, com mais de um século de tradição, a escola mantém a energia dos primeiros tempos, conservando a crença de que uma educação pedagógica de qualidade, aliada ao foco no desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e da autonomia, forma cidadãos conscientes de sua responsabilidade social em um mundo em constante mudança. 

O Colégio Humboldt é uma instituição multilíngue, que vivencia na prática a integração de diferentes culturas ao reunir alunos de mais de 20 nacionalidades, fazendo com que os estudantes se relacionem de forma articulada e encontrem um denominador comum em meio às diferenças.

Os pais são convidados a se envolver na gestão do Colégio, que não tem fins lucrativos, ou seja, cada centavo que entra na escola é destinado à melhoria da experiência educacional dos alunos. O Colégio entende o sucesso do processo educativo como resultado de uma responsabilidade baseada no trabalho conjunto e de mútua confiança entre alunos, pais e funcionários.

PAIS REPRESENTANTES

Cada classe elege dois sócios na primeira reunião de pais e professores – um representante e seu suplente – para representá-la durante um ano.

O representante de classe reporta-se diretamente ao respectivo coordenador de nível e tem como principais atribuições

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
  •  Representar os interesses e as necessidades dos pais de alunos de uma determinada classe, encaminhando suas sugestões e reivindicações à escola;
  • Colaborar com os professores da classe, com o professor-tutor, com a Coordenação, a Direção, o Conselho Consultivo e a Diretoria da Sociedade Escolar, sempre visando ao bem-estar coletivo;
  • Promover a integração das famílias, visando proporcionar momentos agradáveis de convívio e lazer para pais, familiares e irmãos, por meio da organização de encontros, excursões e passeios, desde que desvinculados das atividades pedagógicas e da programação regular do Colégio;
  • Integrar novos alunos, fazendo com que eles e suas famílias se sintam bem-vindos; apresentá-los às novas famílias, oferecendo auxílio na intermediação entre elas e a escola;
  • Auxiliar na organização de festas e eventos promovidos pelo Colégio.

GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio Estudantil tem uma presença importante devido à estrutura participativa e democrática do Colégio Humboldt.

Ao assumir esse papel, os alunos têm a oportunidade de se envolver nas atividades da escola, além de propor e desenvolver seus próprios projetos para esta comunidade.

É papel do Grêmio acolher as reivindicações dos representantes de sala, bem como se reunir, quando necessário, com as Diretorias e participar ativamente do Grupo de Gestão do Colégio.

O mundo passou por um momento extremamente difícil no ano de 2020, com a falta de contato humano, as dificuldades relacionadas à vida escolar e o isolamento. Por isso, a chapa acredita que o indispensável para a boa convivência dos alunos é a empatia, o altruísmo e a conexão humana. É isso que o grupo visa para este ano escolar e é por isso que escolheu se chamar Grêmio Humano!

Chapa: Grêmio Humano

Sofia Pepe

111A
Presidente

Gabriela Milagres

112A
Vice-presidente

Ângelo Rodrigues

92A
Representante do Fundamental II

Flora do Grêmio
Flora Herrmann

124B
Diretora de Arte

Luisa Egewarth

124B
Tesoureira

Alex Botelho

124B
Diretor de Comunicação

Maria Luiza do Grêmio
Maria Luiza Noveletto

101A
Coordenadora de Eventos

Nicole vom Bauer

123B
Representante do Ensino Médio

Natalie vom Bauer

111A
Secretária Geral

DOE HUMBOLDT

O projeto Doe Humboldt teve início há mais de uma década e consiste na doação de uniformes e livros – estes com o mesmo ISBN da lista de materiais do Colégio. 

Além de incentivar a doação e a reutilização, essa iniciativa promove a sustentabilidade e ajuda a reduzir os custos do orçamento familiar e a conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar de seus materiais. 

Apesar de ser mais movimentada em dezembro, quando os estudantes recebem a lista de material escolar, a doação ocorre de forma constante, ao longo de todo o ano. 

O projeto é organizado por um grupo de mães voluntárias do Colégio. Neste, há um espaço dedicado à recepção e entrega de livros e uniformes. 

Além disso, diariamente, mães, pais e responsáveis conversam por WhatsApp sobre suas necessidades e demandas e organizam tanto o recebimento e o cadastramento dos materiais disponíveis quanto a entrega a quem precisa daqueles itens. 

A intenção é ajudar um pouco cada família, para que todas recebam doações.