Quem Somos

Home E Quem Somos

Com mais de 100 anos de história, o Colégio Humboldt é uma das 140 escolas alemãs oficiais credenciadas pelo governo alemão para representar o projeto educacional alemão fora do país de origem e que, juntamente com o Consulado Alemão e o Instituto Goethe, divulgam e promovem uma imagem positiva e moderna da Alemanha no mundo.

Trata-se de uma escola bilíngue, de encontro cultural e linguístico, com foco no protagonismo do aluno, no ensino para um mundo em constante movimento e em oportunidades de formação e carreiras internacionais.

Oferece formação do Maternal ao Ensino Médio – seja com diploma brasileiro e/ou alemão – além da Formação Profissional Dual.

Missão

Formar cidadãos autônomos e responsáveis, utilizando métodos atualizados e equipe altamente qualificada, em um ambiente sustentável e multicultural, para um mundo competitivo e globalizado.

Visão

Ser reconhecido como referência de qualidade na formação de cidadãos globalizados.

PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS

O Colégio Humboldt é uma reconhecida escola brasileira-alemã, cuja educação se baseia na compreensão e no respeito.O Colégio prepara os alunos para a vida em uma sociedade globalizada, caracterizada pela competitividade.

O ensino de línguas e o encontro com outras culturas, principalmente a divulgação da língua e cultura alemãs, têm um significado especial neste contexto.

O Humboldt possibilita a aquisição dos certificados de conclusão dos ensinos básicos brasileiro e alemão, preparando os alunos para estudar em universidades brasileiras e internacionais.

A Formação Profissional Dual do Humboldt oferece cursos profissionalizantes no sistema dual alemão, que aliam teoria e prática e são reconhecidos no Brasil e na Alemanha, qualificando os estudantes para o mercado de trabalho nacional e internacional.

Os seguintes princípios institucionais são o fundamento do trabalho pedagógico da escola:

APRENDIZAGEM

O Colégio Humboldt promove uma cultura pedagógica que se caracteriza pela aprendizagem social e individual. Aplica métodos de ensino centrados no aluno, visando ao desenvolvimento de competências, à autonomia e ao ato responsável.

DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO

Favorece o desenvolvimento integral do educando por meio do estímulo à criatividade e da apropriação de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.

QUALIDADE DO ENSINO

Oferece um ensino de alto nível, aprendizado diferenciado e atendimento individualizado por meio de um qualificado corpo docente.

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

Incentiva o constante aperfeiçoamento do corpo docente e administrativo, para que isso resulte em uma alta qualidade de ensino e prestação de serviços.

COMUNICAÇÃO

Valoriza a colaboração, a transparência e a comunicação na relação com a comunidade escolar, condições para o êxito do trabalho escolar.

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E PAIS

O Colégio entende o sucesso do processo educativo como resultado de uma responsabilidade baseada no trabalho conjunto e de mútua confiança entre alunos, pais e funcionários.

O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE

O Colégio Humboldt promove o desenvolvimento dos alunos, visando formar cidadãos críticos e conscientes da sua responsabilidade. Para isso, estimula a convivência entre diferentes culturas e educa para atitudes solidárias, de justiça social e ética.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educa para uma relação de responsabilidade consciente com o meio ambiente, incentivando e apoiando projetos internos e externos de sustentabilidade dos recursos naturais do planeta.

ATIVIDADES EXTRAS

Oferece, em um ambiente amplo, seguro e com instalações modernas, uma variedade de atividades extras que vão ao encontro dos interesses e das aptidões do aluno e ajudam no desenvolvimento da sua individualidade.

GARANTIA DA QUALIDADE

Assegura e fomenta a qualidade do trabalho pedagógico por meio de constantes avaliações internas e externas dos processos escolares.

hino

Em 2005, o Colégio Humboldt, sempre focado em incentivar a criatividade de seus alunos, lançou um concurso para a composição de seu hino.

Afinal, quem poderia criar uma letra que representasse o Colégio melhor que os protagonistas, os reais compositores da história da instituição?

O concurso foi finalizado em 2006, quando o Colégio Humboldt completou 90 anos, e os vencedores foram os estudantes Gustavo Rascher, Iago Sana e Victor Campo.

A letra criada por eles deu origem ao Hino Humboldt utilizado até hoje pelo Colégio.

Cantado em português e em alemão, o hino fala da história da escola, do orgulho dos alunos em fazer parte desta instituição e da importância da interculturalidade para o desenvolvimento da educação.

CONHEÇA A LETRA

Em 1916
A escola iniciou, com um grupo de alemães.
Da rua da Matriz para Interlagos se mudou.
A união existente em nada se alterou. 

Humboldt, semente em bom solo semeado.
Humboldt, bons frutos pelo mundo espalhados.
Humboldt, unindo culturas através da educação.
Humboldt, passado, presente e futuro em suas mãos. 

A cada dia mais alunos aprendem com você.
Esta é a escola onde queremos estudar.
A cada dia mais alunos se orgulham de você.
Essa é a escola que sabemos respeitar. 

Humboldt, bereitest unsere Jugend vor auf diese Welt.
Humboldt, hilfst, dass der Schritt aus de Schule leichter fällt.
Humboldt, Erziehung ist das vereinende Band.
Humboldt, mit der wir in die Zukunft gehen Hand in Hand.

 

NOSSA HISTÓRIA

DIREÇÃO

SEBRB

NOSSO ESPAÇO