Uma das vivências de destaque foi a viagem de estudo das turmas do 9º Ano a São Luiz do Paraitinga.
Essa experiência, além do conhecimento em si, promove nos estudantes o desenvolvimento da autonomia, o estreitamento de laços de amizade e memórias para toda vida.
Os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundar, de forma interdisciplinar e dinâmica, em conteúdos históricos e culturais vistos em sala de aula. A partir de oficinas artísticas, passeios – de museus a rios, atividades esportivas e culinárias,os estudantes aprenderam sobre escravidão, tropeiros, economia, Carnaval, folclore, industrialização e desenvolvimento tecnológico, natureza, consequências da intervenção humana e muito mais.
A viagem proporcionou aos estudantes uma visão prática e aprofundada das ciências e da tecnologia, estimulando o interesse pelo conhecimento científico, além de uma imersão na história e cultura do Brasil, com verdadeiras aulas ao ar livre, diretamente na fonte.
Esse tipo de atividade é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos estudantes, por promover o aprendizado além da sala de aula, incentivar o levantamento de hipóteses, a prática da pesquisa, o contato com a realidade, as diversas maneiras de expressão, além da responsabilidade e da cooperação, entre outras habilidades e competências. E o roteiro ofereceu uma combinação perfeita de aprendizado, cultura e diversão.
Entre as turmas do Ensino Fundamental I, o mês contou com diversas atividades que visam à formação integral – pedagógica e humana – das crianças.
Foram sessões de leitura, brincadeiras, culinária, atividades esportivas, aprimoramento do alemão e do inglês e muitos aprendizados novos em cada disciplina.
Um dos pontos altos de junho foi o bate papo do 2º Ano com a sra. Enedina, mãe do aluno Francisco Luz, sobre racismo.
Junto com as crianças, Enedina leu o livro “Sulwe”, de Lupita Nyong’o, e iniciou uma conversa leve, lúdica e reflexiva. As crianças dialogaram sobre as diferenças e como a diversidade não deve influenciar a maneira como as pessoas são tratadas.
Elas ainda transformaram o bate papo em ilustrações, revelando seus sentimentos.
O Colégio Humboldt desenvolve ações, rodas de conversa e palestras constantes, em todas as turmas, para a conscientização sobre o combate à discriminação racial. Nós acreditamos na criação de espaços de diálogos e encontros voltados à diversidade cultural para a promoção do respeito entre todos – e a escola é um desses espaços de grande importância.
Foram momentos muito construtivos e de grande aprendizado, não apenas acadêmico, mas para a vida e o desenvolvimento humano dos nossos alunos.
Já no Fundamental II, o show ficou por conta dos alunos do 5º Ano dos Currículos Bilíngue e Internacional Alemão que participaram do projeto Grossartige NaturwissenschaftlerInnen (Grandes Cientistas).
Desenvolvida nas aulas de NaWi (Ciências), a atividade tem como principais objetivos expandir o referencial dos estudantes (acostumados a associar cientistas a homens estrangeiros), evidenciar o protagonismo feminino e nacional nas Ciências, além de incentivar a pesquisa, o pensamento crítico, o trabalho em equipe, a oratória, entre diversas outras habilidades e competências.
As turmas deste ano se envolveram e se entregaram totalmente ao projeto. Buscaram informações por meio de pesquisas, conheceram os elementos linguísticos da autobiografia, se caracterizaram como os cientistas e incorporam personagens com dedicação e criatividade. Os alunos aprenderam se divertindo, além de terem desenvolvido habilidades e competências como interpretação, pensamento crítico, trabalho em equipe e muito mais.
Durante a aula, eles foram personagens por um dia. Na vida, estão se tornando protagonistas!
No finalzinho das aulas, as crianças da Educação Infantil se divertiram com suas bicicletas, patinetes e patins pela nossa pista de atletismo e espaços abertos dos 60 mil m² de área verde da escola.
Essa é uma atividade completa, pois, além da socialização e da diversão, as crianças exercitam a coordenação motora e o equilíbrio, conquistando cada vez mais autoconfiança e autonomia.
Também é muito importante por passar noções iniciais de cidadania no trânsito para os alunos, como a importância de respeitar semáforos e limite de velocidade ou, ainda, de atravessar na faixa e parar quando alguém estiver passando.
Aprender brincando é ainda mais gostoso, não é?
Ainda em junho, o Colégio Humboldt promoveu um bate-papo sobre bullying e cyberbullying com as famílias da nossa comunidade escolar e o dr. Marcelo Crespo, coordenador e professor de Direito da ESPM.
Foram pais, mães e responsáveis por alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, dos Currículos Bilíngue e Internacional Alemão, porque esse é um tema que atinge estudantes de todas as idades.
O objetivo foi atualizar as famílias sobre a nova lei 14.811/2024, que inclui o bullying e o cyberbullying no Código Penal.
O palestrante destacou a importância de as famílias acompanharem o uso que seus filhos fazem da tecnologia e abrirem espaço para conversas sobre o assunto, e ensinou estratégias para prevenir, identificar e lidar com situações sobre o tema.
Nosso Colégio tem o compromisso contínuo de promover um ambiente seguro e acolhedor. Por isso, no início do mês, alunos do 7º ao 12º Ano também tiveram esse papo com o dr. Marcelo. Quanto mais pessoas informadas e conscientes, maior a efetividade do combate a essa violência.