Alegria, apresentações de danças folclóricas, músicas tradicionais, choppe gelado, comidas típicas, famílias reunidas, reencontros de ex-alunos, crianças se divertindo, um sol lindo, um dia feliz. Assim se resumiu a segunda edição da Humboldt Fest, realizada no Colégio no último sábado.
Considerado a nossa Oktoberfest, este ano o evento também celebrou o bicentenário da imigração alemã, valorizando ainda mais a cultura, os costumes e as influências da Alemanha no Brasil.
Por ser uma das 140 escolas alemãs reconhecidas pela República Federal da Alemanha fora do país, o Humboldt promove o encontro e o diálogo intercultural no dia a dia, em suas festas e eventos, no ensino do idioma alemão, no compartilhamento de histórias e curiosidades e na possibilidade que os alunos têm de concluir tanto o Ensino Médio brasileiro quanto o alemão.
E toda essa multiculturalidade foi vivenciada na Humboldt Fest!
Eisbein, Wurst, Gulasch, Kartoffelpuffer, Strudel e Cuca foram algumas das delícias que levaram os convidados a se sentirem em terras alemãs por um dia.
Já as cervejas e vinhos brindaram o encontro de quem estudou no Humboldt e hoje traz seus filhos para a escola, daqueles que voltaram para revisitar um passado cheio de histórias para contar e das famílias que estão iniciando sua trajetória na nossa escola e começando a colecionar momentos inesquecíveis.
A animação musical ficou por conta das bandas Cucamonga e Next, e as apresentações de dança contaram com o talento do grupo de Dança Criativa do Colégio Humboldt, do Tanzfreunde, do Colégio Benjamin Constant, e do conjunto Tirol.
Isso sem falar nos shows à parte dados pelas famílias, alunos e convidados que, contagiados pela alegria e pelo clima cultural, arriscaram seus passos pelos pátios do Colégio.
A Humboldt Fest contou também com uma exposição de carros antigos, mais uma paixão que une brasileiros e alemães.
Para brincar, além da tradicional tômbola, que envolve a família toda, havia atividades para as crianças, como pintura, artesanato e brinquedos infláveis.
Foram emocionantes os abraços, as lembranças, os sorrisos, brindes… Os encontros e reencontros que só uma comunidade escolar unida, com laços afetivos fortalecidos, orgulhosa de sua história e da soma das culturas brasileira e alemã pode proporcionar.
Por fim, merecem um agradecimento especial as mães e pais voluntários da nossa Comissão de Festas que, mais uma vez, se dedicaram incansavelmente à realização desse evento.
Ano que vem tem mais. Até lá!