“Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.” Esta famosa frase da filósofa americana Angela Davis traduz a necessidade de se combater o racismo estrutural da nossa sociedade, e a escola é um importante cenário para se dialogar e promover ações efetivas nesse sentido.
Por isso, a pauta antirracista é continuamente trabalhada no Colégio Humboldt, que preza pela riqueza e aprendizado gerados pela interculturalidade e diversidade humana. Como diz nosso diretor Erik Hörner, “combater o racismo é uma obrigação da educação que se presta a pensar o futuro e levar crianças e jovens a uma cidadania plena. Para tanto, reconhecer as fragilidades do currículo escolar e buscar seu aperfeiçoamento é o primeiro passo”.
Especificamente no mês da Consciência Negra, entre outras atividades, nossos alunos do Ensino Médio tiveram uma palestra com os convidados Fernanda Sousa e Mekebib Tadesse Assefa.
Fernanda é antropóloga e diretora no InternetLab e conversou com os estudantes sobre gênero, raça e internet. Já Mekebib compartilhou com os jovens sua experiência como refugiado etíope.
Palestras como esta trazem à tona realidades que despertam nos alunos reflexões essenciais tanto para a percepção do racismo quanto para as práticas antirracistas, trazendo para a escola as mudanças que queremos ver no mundo!