“O uso dos telefones celulares deve ser proibido no Colégio Humboldt?”
„Jovens debatem“ é um concurso escolar que já é realizado há muitos anos na Alemanha sob o patrocínio da Presidência da Alemanha. No Brasil o concurso é realizado para falantes do alemão como língua estrangeira desde 2012, quando foi lançado pela área de DaF do Colégio Humboldt no teatro do nosso Colégio. Tratava-se inicialmente de um concurso regional.
Em 2014, fazendo parte das festividades do ano Brasil-Alemanha, foi realizado o concurso nacional, com a participação de 14 escolas do Brasil todo, que oferecem o ensino da língua alemã.
Neste ano, a rodada inicial no colégio ocorreu em início de setembro com as 10as e 11as séries. Os quatro alunos vencedores disputaram a final no colégio e o tema foi: Os telefones celulares devem ser proibidos no colégio Humboldt?
As duas alunas vencedoras Nathalia Drudi e Raquel Mourão se qualificaram para participar da final brasileira que ocorreu em setembro em Curitiba. Lá avançaram até a última rodada, chegando quase ao final.
Pela primeira vez neste ano foi realizado também um debate nas classes B (currículo alemão). Neste debate o tema proposto foi, se deveria ser definido um limite para o recebimento de refugiados.
A aluna Anna Umstätter venceu perante o aluno Thomas Ralston.
Aqui os vencedores dos debates de 2016:
Currículo brasileiro:
- Nathalia Drudi (11 A)
- Raquel Mourão (10B)
- Gabriel Eleutero (11A)
- Bruna Lima (11A)
Currículo alemão:
- Anna Umstätter (11B)
- Thomas Ralston (11B)
- Yannick Schmitt (10B)
- Oskar Teutsch (10B)