Intercâmbios

Home E Intercâmbios

O ensino de línguas e o encontro com outras culturas, principalmente com a língua e a cultura alemãs, têm um significado especial para o Colégio Humboldt. É uma oportunidade para trocar experiências e aprendizados com outras pessoas. O contato com os costumes, tradições e com o idioma de outro país leva ao amadurecimento do estudante.

Por isso, nosso Colégio oferece diversas opções de viagens de intercâmbio para Alemanha, para que o aluno melhore sua fluência e aprofunde seus conhecimentos no idioma e na cultura.

IDIOMA E CULTURA

O intercâmbio e o estágio na Alemanha são realizados anualmente e devem ser entendidos como um incremento opcional às propostas pedagógicas regulares do Colégio.

Seja qual for a opção, o aluno conta sempre com o acompanhamento in loco de um ou mais professores do nosso Colégio.

A proposta para pais e funcionários é um projeto piloto e conta com um curso intensivo de alemão de duas semanas, acrescentado de duas semanas de programa cultural em Berlin e imediações, com estadia em casas de família.

8º Ano

Para esta faixa etária, o Colégio Humboldt oferece uma viagem cultural à Alemanha com curso intensivo de alemão.

Os alunos de todas as classes do 8º Ano podem participar e conhecer a vida em um internato na cidade de Bad Schüssenried ou Lindenberg, na Baviera, no sul da Alemanha. As aulas ocorrem no Humboldt-Institut, que oferece 40 aulas de alemão semanais, além de diversas atividades como passeios pela cidade, atividades esportivas, caminhadas e excursões.

Os alunos são acompanhados por professores da instituição.

10º Ano

Alunos de todas as classes do 10º Ano podem participar desta viagem cultural à Alemanha com duas semanas de curso intensivo de alemão e uma semana de experiências em laboratório.

Os alunos conhecem a vida em casas de família na cidade de Berlin, com 30 aulas de alemão pelo CDC Carl Duisberg Centrum nas primeiras duas semanas. Na última semana, participam de diversos módulos de experimentos no “Glaslabor” (Laboratório de Vidro) nas áreas de Biologia, Química, Física e Meio Ambiente, com palestras sobre profissões e visita às instalações do campus.

O CDC organiza diversas atividades culturais como passeios pela cidade, caminhadas, excursões pela redondeza etc.

Os alunos são acompanhados por professores da instituição.

11º Ano

Em parceria com uma agência, os alunos do 11º Ano do Colégio Humboldt podem realizar um tour por universidades alemãs, quando conhecem os diferentes tipos de ensino superior que são oferecidos na Alemanha. 

Nas visitas, dialogam com os estudantes e esclarecem dúvidas, além de conhecer todas as instalações.

Formação Profissional Dual

Os alunos do 2º Ano da Formação Profissional Dual podem participar de uma viagem para a Alemanha de duas semanas, com o objetivo de conhecer outras escolas profissionalizantes, universidades, empresas, a logística do aeroporto de Köln e até duas emissoras de rádio e TV.

Com isso, podem conhecer a vida estudantil e profissional na Alemanha, praticando a língua alemã e vivenciando a cultura do país. A acomodação é feita em Albergue da Juventude.

Os alunos são acompanhados por um professor.

Havendo interesse, a estadia na Alemanha pode ser prorrogada durante o mês de férias.

Intercâmbios individuais

Intercâmbios individuais são os intercâmbios particulares, em que a família do aluno contrata internato ou high school e família anfitriã. O Colégio Humboldt auxilia as famílias nas suas escolhas, esclarecendo opções para internatos, agências etc. A família pode optar por internatos privados ou públicos. Para os internatos públicos, o nível de alemão para acompanhar o ginásio deve ser, no mínimo, B1 ou B2, dependendo da idade.

Para opções em casas de família, indicamos opções de agências que podem auxiliá-las nas suas escolhas, pois o Colégio Humboldt não possui um cadastro de famílias na Alemanha.

Para todas as opções, é necessário ter bons conhecimentos linguísticos, disposição e abertura para o novo.

É uma experiência de crescimento pessoal. O estudante aprende a lidar com suas responsabilidades e a respeitar e adaptar-se às diferenças.

Concursos

Participar de concursos internacionais é uma ótima maneira de fazer um intercâmbio sem viajar.

O Colégio Humboldt participa do concurso internacional “Städte am Fluss” (Cidades à beira do rio), em que alunos escrevem textos, histórias em quadrinhos, realizam desenhos ou pequenos vídeos com o tema “Água” para diferentes faixas etárias -tudo na língua alemã.

Outro concurso realizado no Colégio para classificação em novas etapas internacionais é o “Jugend debattiert” (Juventude debate), em que os alunos discutem e defendem ideias a respeito de temas da atualidade.

Além disso, há o incentivo para participar de concursos externos como fotografia, matemática, contos, gastronomia, literatura etc.

ESPORTE E CULTURA

Os intercâmbios esportivos e culturais têm por objetivo principal dar aos nossos alunos a oportunidade de treinar e competir com alunos de outros países e culturas que praticam a mesma modalidade esportiva. 

Ampliam conhecimentos sobre a modalidade esportiva e seu desenvolvimento em outros países, dando a  oportunidade de nossos alunos se comunicarem em outro idioma e proporcionando a experimentação de uso  dos diferentes idiomas aprendidos na escola. 

As viagens também ampliam o conhecimento dos alunos sobre aspectos culturais e históricos do país visitado e ainda fortalecem os vínculos com a escola, com a modalidade esportiva praticada e em questões como cooperação, responsabilidade, integração e autonomia.

SEJA UM ANFITRIÃO

ACOMODAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS E ALUNOS ESTRANGEIROS

A acomodação de alunos, voluntários ou estagiários estrangeiros é excelente para treinar os conhecimentos de alemão, contar com auxílio nas lições de casa e fazer a troca de culturas. A princípio, os estagiários/voluntários fazem parte da família, participando de todos os programas e da vida cotidiana.

O período de estadia de cada um varia de cinco semanas a cinco meses. Os mais jovens são os voluntários que vêm pela tjfbg (Technische Jugendfreizeit- und Bildungsgesellschaft/Sociedade Técnica de Lazer e Educação Juvenil), os quais terminaram o Abitur e estão realizando trabalho voluntário durante um ano, permanecendo no Brasil por cinco semanas. Os estagiários universitários normalmente têm entre 22 e 26 anos e estão se formando para serem professores.

Em caso de interesse, pedimos para preencherem um cadastro na Secretaria.

BLOG

Intercâmbio no Reino Unido

Intercâmbio no Reino Unido

Você sabia que os alunos do 10º Ano do Colégio Humboldt têm a oportunidade de fazer um intercâmbio para o Reino Unido e colocar em prática sua fluência no Inglês e sua autonomia? E eles amam! Voltam com a bagagem repleta de conhecimento e laços de amizade ainda mais...

Veja mais
De volta da Alemanha

De volta da Alemanha

Está de volta a turma de 8º Ano que participou da viagem de intercâmbio para a Alemanha. Na bagagem, muito aprendizado, o Alemão ainda mais afiado, histórias para contar, diversão, amizades fortalecidas e lembranças inesquecíveis! Durante duas semanas, nossos alunos...

Veja mais
Nossos alunos no Reino Unido

Nossos alunos no Reino Unido

Autonomia, fluência no Inglês, fortes laços de amizade... Essa é a maior bagagem trazida pelos nossos alunos do 10º Ano do Ensino Médio que acabaram de voltar de um intercâmbio no Reino Unido! Ao longo de duas semanas, além de aprimorar o idioma em um curso na...

Veja mais
Intercâmbio esportivo-cultural para Buenos Aires

Intercâmbio esportivo-cultural para Buenos Aires

Alunos do 4º ao 7º Ano do Colégio Humboldt fizeram uma viagem inesquecível: um intercâmbio esportivo-cultural em Buenos Aires, na Argentina. Durante uma semana, nossas delegações de basquete e de futsal participaram de festivais amistosos interescolares. Essa viagem,...

Veja mais
Destino: Alemanha

Destino: Alemanha

Lá vão nossos alunos rumo ao mundo! Teve início mais uma viagem de intercâmbio para os estudantes do Colégio Humboldt. Desta vez, 40 jovens do 8º Ano embarcaram para a Alemanha. Durante duas semanas, nossos alunos farão um curso intensivo de Alemão no Humboldt...

Veja mais
Intercâmbio para o Reino Unido

Intercâmbio para o Reino Unido

Alunos do 10º Ano do Ensino Médio do Colégio Humboldt partiram para uma viagem inesquecível... Um intercâmbio no Reino Unido! Durante 15 dias, os estudantes irão vivenciar a cultura local de cidades da Inglaterra e Escócia, desenvolvendo e colocando em prática...

Veja mais
Intercâmbio à Alemanha

Intercâmbio à Alemanha

No mês de junho, alunos do 2º Ano da Formação Profissional Dual do Colégio Humboldt fizeram uma viagem de intercâmbio à Alemanha. Durante duas semanas, os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Informática e Logística vivenciaram momentos inesquecíveis, em...

Veja mais
Intercâmbio esportivo-cultural em Buenos Aires

Intercâmbio esportivo-cultural em Buenos Aires

No último sábado, uma delegação de alunos do 4º ao 7º Ano embarcou para um intercâmbio esportivo-cultural em Buenos Aires. Acompanhados pelos professores João Moutela, Jun Watanabe, Paulo Azevedo e Cleiton Oliveira, nossos atletas irão participar de um festival de...

Veja mais