Palavra da Direção

HomePalavra da Direção

Prezada comunidade escolar, prezada família Humboldt!

É com muita alegria que nós apresentamos hoje a tão esperada newsletter da escola, feita para alunos e alunas, pais e familiares, ex-alunos e ex-alunas e para todos os amigos do Colégio Humboldt.

Queremos que vocês fiquem por dentro dos atuais acontecimentos e eventos na escola através de um tipo de comunicação diferente. Sugestões sobre assuntos são bem-vindas!

Eu estou há mais ou menos um ano e meio na Direção Escolar desse Colégio tradicional, porém também moderno. Ainda me lembro bem dos motivos que me fascinaram e me impulsionaram a aceitar a tarefa de diretora alemã: a ideia da família Humboldt (“Eu Sou Humboldt”), o campus enorme, o excelente desempenho dos alunos e o conceito das escolas alemãs no exterior como encontro cultural, cosmopolitismo, tolerância, multilinguismo, diversidade, foco em competências… E a escola cumpriu com a sua palavra, pois pude vivenciar isso e muito mais mesmo nesse ano tão diferente devido à pandemia.

O Colégio Humboldt é uma escola que leva cada aluno a sério, bem como estimula e promove o desenvolvimento do caráter dos estudantes. Aqui, nós nos conhecemos e nos ajudamos mutuamente. Eu mesma pude experimentar isso e agradeço a todos. 

E agora superamos um tempo que ficará na nossa lembrança para sempre. Felizmente, nós estávamos bem preparados para o ensino on-line e pudemos fazer uma transição para o ensino híbrido. Os excelentes resultados do Abitur comprovaram como nossos alunos foram bem preparados pelos professores. E tem mais: o estudo autônomo deu aos nossos formandos do Abitur todas as ferramentas para estudarem na Alemanha, Brasil e no mundo.

Dois mil e vinte e dois com certeza não é um ano normal, por causa do coronavírus, que ainda está em ação. Além disso, surgiu a guerra na Europa, que acabou por afetar a todos e cujos efeitos também estamos sentindo no Brasil. Aliás, nossos alunos fizeram uma demonstração solidária pela Ucrânia bem no início do conflito. 

Apesar disso tudo, queremos reavivar as tradições durante este ano. Teremos a nossa Festa Junina (eu ainda não participei de nenhuma e estou ansiosa); a Semana da Língua Alemã, com diversas atividades; voltaremos com os eventos esportivos; estamos planejando saídas de estudos no Brasil e para a Alemanha; o Model United Nations voltará a ser presencial. Também acabou de acontecer a Semana de Artes, trazendo ideias criativas incríveis por parte de alunos e professores. Enfim, a escola é mais do que somente aula!

Marion Krooss – Diretora Pedagógica Alemã

Veja também

Quem toparia passar alguns dias em outro país?

Quem toparia passar alguns dias em outro país?

Pois o domínio do espanhol, a paixão pelo esporte e a autoconfiança levaram as atletas de vôlei do Colégio Humboldt a Buenos Aires. E essas alunas, de 7º e 8º Ano, voltaram com a bagagem repleta de memórias, histórias e superações.  O time, que treina no nosso...

Veja mais
Uma história digna de um bom roteiro!

Uma história digna de um bom roteiro!

Uma história digna de um bom roteiro! Depois de quatro décadas de saudade - e de novidades, o bom filho à casa torna e nos enche de orgulho! No mês de março, o Colégio Humboldt - mais especificamente a Biblioteca da escola - recebeu uma ilustre visita: Astrid Kampf...

Veja mais
Um encontro de milhões!

Um encontro de milhões!

E nossas alunas Carolina Hirose e Maria Eduarda Novelletto, do 12º Ano, e Juliana Graf, do 11º, integrantes do Grêmio Estudantil, estavam lá! Estamos falando do 1º Encontro Regional de Representantes Estudantis (Überregionales Treffen der Schülervertretung), realizado...

Veja mais
Piquenique de integração

Piquenique de integração

Uma fase repleta de desafios e novidades: assim é o Ensino Médio, que agrega o primeiro ano fora do Ensino Fundamental, o último antes do vestibular, as dúvidas sobre a escolha da carreira, a decisão de morar fora ou não e tantos outros sentimentos e fatos que unem os...

Veja mais