Estudos in loco

HomeEstudos in loco

Este ano, as saídas de estudo puderam voltar a acontecer.

Esse é um recurso didático fundamental para a nossa proposta pedagógica. Por isso, alunos e professores estão bem entusiasmados com essa retomada.

As crianças do G5, a fim de enriquecer o conteúdo estudado em sala de aula, foram levadas ao Planeta Inseto.

Nessa vivência, elas conheceram de perto a estrutura corporal dos insetos, seus hábitos alimentares, o meio em que vivem e sua função na natureza.

Foram momentos de muita aprendizagem e diversão!

Já a turma do 6º Ano pôde retomar a ida a Salesópolis, onde fica a nascente do Rio Tietê.

No caminho, os alunos observaram a ação dos seres humanos sobre o meio ambiente, a ocupação do espaço, as transformações nas paisagens, a importância dos recursos hídricos, a poluição do rio e muito mais.

Eles também fizeram um passeio pedagógico ao Museu do Futebol e ao Museu Catavento.

No primeiro, os alunos sentiram de perto que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte da nossa cultura e da nossa identidade.

Já no Catavento, os estudantes se aproximaram do mundo científico, a partir de curiosidades, exposições e atividades interativas.

Entre os dias 17 e 20 de maio, foi a vez das turmas do 9º Ano, acompanhadas por uma equipe de professores, fazerem uma viagem ao Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), no sul do Estado de São Paulo, para estudo do meio.

Entre os principais objetivos pedagógicos desse passeio estão a observação da biodiversidade e da formação de cavernas, o conhecimento da relação entre as unidades de conservação e as comunidades quilombolas, as práticas corporais e a conscientização ambiental.

No mês de junho, os alunos do 7º Ano fizeram uma viagem de estudos a Paraty.

A atividade faz parte do projeto Poemas e Aquarelas, que está em sua 18ª edição.

As turmas participaram de oficinas de poesia e de aquarela e realizaram práticas de estudo e de reconhecimento histórico.

Veja também

Nosso aluno é campeão de vela!

Nosso aluno é campeão de vela!

Guga Kiessling, estudante do 11º Ano do Colégio Humboldt, ficou em 1º lugar no Campeonato Mundial de Vela Sub-17 ILCA 6! A conquista aconteceu no mês de janeiro, em Mar Del Plata, na Argentina, entre competidores de 47 países. Representando o Brasil, o velejador do...

Veja mais
Humboldt participa de maior feira de educação da Europa

Humboldt participa de maior feira de educação da Europa

A diretora alemã do Colégio Humboldt, Marion Krooss, e o diretor da nossa Formação Profissional Dual, Jan Detmering, representaram o Colégio Humboldt mais uma vez na Didacta, maior feira de educação da Europa. Este ano, o evento aconteceu de 20 a 24 de fevereiro, na...

Veja mais
Rumo à universidade

Rumo à universidade

Como parte do PIAV - Programa de Incentivo ao Vestibular do Colégio Humboldt, 70 alunos do Ensino Médio participaram, em fevereiro, do Desafio Nitro, criado pela plataforma Evolucional. A atividade - que une tecnologia e aprendizado - funciona como um simulado e vai...

Veja mais
Cone de açúcar é muito mais que um doce

Cone de açúcar é muito mais que um doce

Receber da família votos de uma doce jornada escolar simbolizados por presentes e guloseimas: assim é o rito do Cone de Açúcar pelo qual passam nossos alunos que vão começar o 1º Ano do Ensino Fundamental. Uma ação tradicionalmente alemã muito valorizada no Colégio...

Veja mais