No mês de maio, nosso Colégio recebeu dois convidados ilustres, que trouxeram conhecimento e novidades aos estudantes.
As turmas do 7º ao 12º Ano tiveram o privilégio de um bate-papo atual, necessário e esclarecedor sobre bullying e cyberbullying com o professor e coordenador da ESPM Marcelo Crespo.
O mestre em Direito Penal falou com os estudantes sobre a nova lei que criminaliza esses atos e sobre os danos permanentes que podem causar à vida, ao desenvolvimento e à saúde mental do ser humano.
Conversar e criar um ambiente onde o bullying não seja tolerado é essencial para a segurança e o bem-estar dos jovens e crianças e, nessa jornada, é fundamental a participação das famílias. Por isso, no dia 12 de junho, a conversa será entre o professor de Direito e os familiares integrantes da comunidade escolar Humboldt.
O outro convidado foi o escritor, contador de histórias e poeta Cesar Obeid. Alunos do 4º e do 7º Ano do Ensino Fundamental bateram um papo com o autor das obras que eles estão lendo: “Almanaque da Paz” e “O Jogo das Arenas”, respectivamente.
Para as turmas do 7º Ano, o encontro teve um significado ainda mais especial, uma vez que esses jovens estão participando do Projeto Poemas e Aquarelas, que proporcionará a eles a oportunidade de também lançar um livro!
Esse tipo de atividade é de grande enriquecimento para os estudantes, pois eles acabam se identificando e se inspirando nos convidados.Além disso, ampliam suas visões de mundo, sendo incentivados a pensar de formas diferentes e críticas. Sem falar no desenvolvimento de habilidades sociais que esses encontros proporcionam, ao estimularem o debate, a comunicação e o trabalho em equipe.
Proximidade entre famílias e Colégio promove segurança e desenvolvimento aos estudantes
Um dos pilares mais importantes na educação integral desenvolvida pelo Colégio Humboldt é a participação das famílias nas atividades escolares.
Contar com o acompanhamento e, principalmente, com o apoio dos pais, mães e responsáveis traz segurança às crianças e jovens, como uma validação de suas escolhas e caminhos, refletindo diretamente em seu desempenho acadêmico e emocional.
Entre as oportunidades de se envolver ativamente na vida escolar de seus filhos, as famílias têm reuniões, eventos, atividades e projetos pedagógicos.
Em maio, essas participações aconteceram de forma especial e inesquecível.
A turma do 3º Ano do Currículo Internacional Alemão do Fundamental I recebeu a avó de uma das crianças, senhora Marja Olandim, que nasceu e cresceu na Finlândia e foi ao Colégio contar como é a vida naquele país. O encontro marcou o encerramento do projeto “Crianças do Mundo”, trabalhado nas aulas de Sachkunde (Ciências), com objetivo de pesquisar e conhecer aspectos culturais dos países de origem dos alunos e seus familiares.
Curiosas e atentas, as crianças ouviram dona Marja falar sobre semelhanças e diferenças entre a cultura finlandesa e a do Brasil no que se refere, por exemplo, a brincadeiras, matérias da escola, clima e esportes.
Em um mapa iluminado, os alunos deixaram a imaginação viajar e aprenderam onde é a terra do Papai Noel.
Já as turmas do 2º Ano participaram de uma palestra importante sobre racismo, conduzida por Enedina, mãe do aluno Francisco Luz. Ela conhece profundamente o assunto e realiza um trabalho especializado em diversidade e inclusão.
Junto com os alunos, Enedina leu o livro “Sulwe”, de Lupita Nyong’o, e iniciou uma conversa leve, lúdica e reflexiva. As crianças dialogaram sobre as diferenças e como a diversidade não deve influenciar a maneira como as pessoas são tratadas. Elas ainda transformaram o bate-papo em ilustrações, revelando seus sentimentos.
Ações de conscientização sobre o combate à discriminação racial são constantes no Colégio Humboldt, que acredita na criação de espaços de diálogos e encontros voltados à diversidade cultural para a promoção do respeito entre todos.
Foram momentos muito ricos, de construção de pontes de diálogo, compreensão e parceria, além de cultura, trocas, aprendizagem e diversão, que certamente ficarão nas memórias, atitudes e escolhas futuras dos nossos estudantes.
E, para fechar com chave de ouro, no último dia 18, aconteceu o Dia da Família na escola.
Pais, mães, responsáveis e alunos desenvolveram diversas atividades, reforçando a importância de momentos como esse para o desenvolvimento integral das crianças e para o fortalecimento do respeito pelo ambiente escolar.
Os pequenos da Educação Infantil participaram de piquenique, oficina de festa junina, oficina de argila, exposição dos trabalhos realizados e contação de histórias. As turmas do Fundamental I também aproveitaram a contação de histórias, além de dinâmicas como plantio de sementes, jogos de tabuleiro, exposição de biscuit e oficinas de bonecos de corda.
Enquanto isso, os alunos do Fundamental II participaram de uma atividade no laboratório com suas famílias, fizeram um lanche coletivo e desenvolveram o brasão familiar de cada um.
Sustentabilidade: cuidar do meio ambiente começa na infância
Preservar o mundo em que vivemos, compreender a importância da sustentabilidade e, principalmente, as consequências catastróficas do descaso e da irresponsabilidade humana com a natureza são temas cada vez mais necessários de serem debatidos. E mais: é de criança que se aprende a cuidar do que é nosso!
Por isso, no Colégio Humboldt, reconhecido pelo governo alemão como Escola MINT (Matemática, Informática, Ciências da Natureza e Tecnologia), entre outras ações cotidianas, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participam anualmente da Semana da Compostagem, organizada pela parceira Planta Feliz.
As crianças aprendem na prática sobre o processo de compostagem, que, de forma geral, transforma lixos e resíduos em adubo orgânico. Aprendem, ainda, sobre a importância do solo, dos animais, da água, do descarte de lixo correto, sobre horta, alimentação e até mudanças climáticas. É a ciência na prática, muito além da sala de aula!