O projeto surgiu para nós como um desafio quase impossível. Alunos da ONG Sal da Terra realizaram uma visita ao colégio Humboldt em 2018 e se encantaram com a instituição. O então diretor da Formação Profissional DUAL lançou o desafio: ensiná-los alemão para que pudessem ingressar no curso.
Para nós professores, uma tarefa complicada. Mesmo assim abraçamos a ideia e iniciou-se o projeto de aulas de alemão voluntárias. E os resultados apareceram: 3 anos depois comemoramos a formação de duas alunas no DUAL!
DEPOIMENTO DE UMA DE NOSSAS ALUNAS
Até hoje, eu me lembro da minha primeira visita ao Humboldt, junto com meus colegas de classe. Eu tive a impressão de que a escola era uma utopia de um filme. Alguns meses depois eu participei de um curso de alemão gratuito, oferecido pelo Humboldt e pelos nossos queridos professores e voluntários para os menos privilegiados, alunos de escolas públicas e moradores dos subúrbios, com o objetivo de mudar nossas vidas com um curso de prestígio e elitizado.
O DUAL foi a melhor oportunidade da minha vida. Foi uma oportunidade única na vida que você agarra ou vive com o fardo de nunca ter tentado.
Não vou mentir, foram anos difíceis. O alemão é uma língua difícil. Comparar-se com aqueles que sempre tiveram a melhor educação é difícil e injusto. Mas qualquer coisa que mude você é difícil. E o DUAL foi responsável por me mudar. Isso me tornou uma pessoa forte, resistente, com grande conhecimento em minha área e me ajudou a escolher meu futuro.
E claro, se estou aqui hoje, fazendo um estágio em uma grande empresa alemã, estudando em uma escola dos sonhos, capaz de me comunicar em alemão, inglês e espanhol, e tive experiências que poucos jovens da minha idade puderam ter, devo isso ao próprio Colégio Humboldt, que apoiou a todos neste caminho desde o início e continua a caminhar de mãos dadas conosco até hoje.
Ana Beatriz Alves de Freitas
Formada 2022