Currículos
Na Educação Infantil, o desenvolvimento da criança passa pela exploração, observação, experimentação sensorial e a representação simbólica.
No Colégio Humboldt, valorizamos os espaços abertos e as múltiplas linguagens que permitem construir relações e propiciam a construção do conhecimento.
Acreditamos que, para que o aluno se torne um cidadão crítico, responsável e construtivo em diferentes situações sociais, é necessário que aprenda a conhecer e valorizar a diversidade do patrimônio sociocultural tanto brasileiro quanto de outros povos.
Nesse sentido, aprender uma língua estrangeira torna-se uma força libertadora, que proporciona o acesso do aluno ao mundo globalizado e a diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos, significando uma abertura para o encontro com outras culturas, abrangência da visão de mundo e de possibilidades profissionais e particulares para o futuro.
No Humboldt, essa abordagem envolve uma visão socioconstrutivista da aprendizagem.
A plasticidade do cérebro infantil, ou seja, a capacidade que a criança tem de aprender e se adaptar a novas situações dentro dos padrões da normalidade cognitiva, é capaz de fazer com que a(s) língua(s) que lhe é/são ensinada(s) possa(m) ser aprendida(s).
O Colégio Humboldt está inserido em uma comunidade de influência alemã e, por isso, o idioma Alemão foi escolhido como língua a ser oferecida aos alunos, além do Inglês, Espanhol e Português.
Partindo do princípio de que as crianças nesta faixa etária são extremamente curiosas e receptivas, abertas a novidades e descobertas, a aprendizagem da língua alemã se desenvolve de forma lúdica, prazerosa e divertida, tornando o idioma conhecido, agradável, compreensível e significativo para a criança.
Grupos 2 e 3
O modelo educacional aplicado ao Grupo 2/3 (para crianças de 2 e 3 anos) é representado pelo conceito bilíngue de aquisição de língua, orientado por pessoas de referência. Nesta realidade, o aluno fica exposto a dois idiomas no seu período regular de aulas, tendo uma professora representante da língua alemã, que fala apenas neste idioma com as crianças, e outra responsável pelo português, que conversa com os alunos somente nesta língua.
Este conceito procura tornar o aprendizado da língua estrangeira o mais natural, pois todo o contexto do dia a dia é verbalizado e vivenciado em dois idiomas. Todas as áreas contempladas na nossa prática acontecem tanto em Português quanto em Alemão, propiciando o desafio gradativo da compreensão ampliada dia após dia, sempre com acolhimento e atenção individual à necessidade de cada aluno.
Grupos 4 e 5
O modelo educacional aplicado nos Grupos 4 e 5 (para alunos de 4 e 5 anos) é representado pelo conceito de salas ênfases (Português/Alemão). Portanto, há dois currículos: o Internacional Alemão e o Bilíngue.
O Currículo Bilíngue dá maior ênfase à Língua Portuguesa e segue as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas na Base Nacional Comum Curricular e as orientações do Código Comum Europeu para a aprendizagem das Línguas Estrangeiras.
Nesta realidade, o aluno fica exposto aos dois idiomas, mas com maior tempo de imersão no Português, ou seja, no período regular de aulas, a professora tutora da turma fala apenas nesta língua com os alunos, enquanto a outra professora é responsável pelo idioma da “Segunda Língua”, o Alemão.
Já o Currículo Internacional Alemão segue as Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Ministério de Cultura Alemão, de acordo com a ZfA, agência central que orienta as escolas alemãs no exterior, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a parte oferecida em Língua Portuguesa.
Nesta realidade, o aluno fica exposto aos dois idiomas, mas com maior tempo de imersão no Alemão, ou seja, no período regular de aulas, a professora tutora da turma fala apenas nesta língua com os alunos, enquanto a outra professora é responsável pelo idioma da “Segunda Língua”, o Português.
Este conceito procura tornar o aprendizado das línguas o mais natural possível. Vale reforçar que, em ambos os Currículos, há a inserção do idioma Inglês no dia a dia da criança.