Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia do coronavírus e passamos a vivenciar um isolamento social.
O Colégio, a partir de um trabalho bem estruturado na área de Tecnologia Educacional e de esforços conjuntos entre professores, pais, alunos, departamentos pedagógicos e administrativos, direção e coordenações, se reinventou, se adaptou aos novos tempos, e passou a oferecer o ensino remoto.
Novos formatos de interação foram propostos e validados, com base em processos criteriosos e um grande investimento em recursos e energia nos trabalhos pedagógicos.
Centenas de horas foram dedicadas a planejamentos e formações de professores. O uso de inúmeras ferramentas digitais rapidamente ganhou espaço e foi ampliado de maneira estruturada e constante. Foram milhares de encontros virtuais.
Uma nova escola foi recriada no mundo virtual, rotinas foram inventadas, dificuldades intensamente vividas, mas também houve superações e descobertas positivas.
Apesar das adversidades, merece destaque nesse ano a construção do monumento “DenkMal Nach” pelos alunos do Abitur, em participação no concurso “Erinnern für die Gegenwart” (“Lembrar para o presente”), promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha para todas as 140 escolas alemãs no exterior.
Em 2021, nosso monumento – que, em forma de ampulheta, simboliza o tempo e uma passagem entre um “passado escuro e sombrio” (representando regimes totalitaristas no passado) e o “presente”, que retrata a liberdade e democracia almejadas para o presente e futuro – foi premiado como um dos vencedores do concurso.