Como ponto alto do Dia da Escola, a turma 12 de DaF representou, no Teatro lotado, a vida de um professor da Alemanha Oriental.
Mas como tudo isso começou? Ao longo dos últimos dois anos, a abordagem histórica assumiu um importante papel nas aulas da turma 12DaF1. Assim, os alunos conheceram um pouco mais sobre os Movimentos de Resistência, a era nazista, o final da Segunda Guerra Mundial e sobre a fundação das duas Alemanhas.
Neste ano, no âmbito dos 30 anos da queda do Muro de Berlin, colocamos o nosso foco na vida da Alemanha Oriental. Os conhecimentos adquiridos pelos nossos alunos contribuíram para que eles obtivessem sucesso na construção de uma peça de teatro sobre o Muro de Berlim, que foi dirigida pelo professor de teatro Bastian Thurner e pelo professor de DaF Guilherme Carvalho.
Nós nos deixamos inspirar pela biografia do senhor Bernd Möller, que viveu na Alemanha Oriental e serviu ao exército daquele país. No início do segundo semestre, o senhor Möller veio até São Paulo para ter uma conversa com os alunos sobre as suas experiências de vida na Alemanha Oriental.
Os alunos próprios escreveram o roteiro baseando-se na vida do senhor Möller e incorporaram ao texto elementos históricos: correspondência do ocidente, tentativas de fuga, ordens de fuzilamento e o Estado de vigilância. A peça teatral mistura, portanto, a vida real na Alemanha Oriental com fatos históricos.
Exatamente no 30º aniversário da queda do Muro de Berlim, 09 de novembro de 2019, aconteceu, no Teatro do Colégio Humboldt, a estreia da peça. E os espectadores admirados puderam vivenciar os relatos da vida do senhor Bernd Möller e ver de perto, ao final da peça, um verdadeiro Trabant (carro fabricado na antiga Alemanha comunista) que andou sobre o palco. Um momento único e tocante!