Desenvolvimento Escolar

Home E Desenvolvimento Escolar

O Colégio Humboldt tem como foco principal o aperfeiçoamento e a melhoria contínua de seu conteúdo pedagógico.

Para isso, conta com o auxílio e acompanhamento de um grupo de gestão formado por representantes de todas as esferas escolares, além de constantes avaliações internas e externas.

O Colégio possui o selo “Escola Alemã de Excelência no Exterior”, por ter sido aprovado na Bund-Länder-Inspektion (BLI 2.0) em 2014, e será reavaliado em 2022.

Seu desenvolvimento é baseado em um currículo que fomenta sistematicamente, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o uso de estratégias de aprendizagem autônoma e o uso de competências cooperativas e metodológicas.

Grupo de Gestão

O Grupo de Gestão de Desenvolvimento Escolar coordena o processo de desenvolvimento escolar no Colégio Humboldt e organiza o processo de desenvolvimento da qualidade alinhado com a direção escolar.

Seu objetivo é também assegurar o processo de melhoria contínua da oferta pedagógica do Colégio, considerando balanços de avaliações internas e externas. O foco não está, portanto, nas atividades administrativas, mas no conteúdo pedagógico e em seu aperfeiçoamento.

As escolas alemãs no exterior sempre se destacaram pelo alto grau de responsabilidade própria e pelo desenvolvimento de perfil. Considerando  as exigências estabelecidas pelo Comitê Bund-Länder para o Trabalho Escolar no Exterior e a necessidade de desenvolvimento resultante da situação atual, a gestão da qualidade pedagógica é de suma importância.

Em 2014, o Colégio Humboldt foi aprovado  na Bund-Länder-Inspektion (BLI 2.0) e, consequentemente, recebeu o selo “Escola Alemã de Excelência no Exterior”. Em 2022, o Colégio deverá ser visitado novamente por uma equipe de especialistas da Alemanha, que conduzirá a Bund-Länder-Inspektion (BLI3.0) para avaliar a  concessão do selo de qualidade à escola.

O Grupo de Gestão do Desenvolvimento Escolar aproveitará esta próxima inspeção como uma oportunidade para se apresentar mais uma vez à comunidade escolar, já que o trabalho deste grupo está diretamente ligado à BLI 3.0.

Este grupo é composto por membros eleitos de todas as áreas da comunidade escolar: representantes da diretoria, pais, alunos, professores, as direções escolares alemã e brasileira e a administração.

Coordenação do Grupo de Desenvolvimento Escolar: Erik Hörner e  Dirk Backhausen

Diretoria: Maximilian Fichtl

Pais representantes: Constance Pedro

Direção escolar: Marion Krooss e Luciano Egewarth

Alunos representantes: Nicole Souto vom Bauer e Alex Koblinsky Botelho

Professores: Carla Ten Kathen, Nicole Ruch, Nora Machalous, Pamella Ingrid Vaders e Ronny Möller

Administração: Fabio Martinez e Sylvana Schlegel

O Grupo de Gestão do Desenvolvimento Escolar está aberto a todos que tenham interesse em atuar no processo de desenvolvimento escolar – seja colaborando em grupos de projeto ou, mediante eleição, para participação no próprio grupo.

Caso haja interesse em participar, entre em contato conosco.

BLI

Durante a  terceira rodada do Bund-Länder-Inspektion (BLI 3.0.), todas as escolas alemãs no exterior serão inspecionadas com base em critérios de qualidade e, no caso de uma avaliação positiva, será concedido o selo de qualidade de “Escola Alemã de Excelência no Exterior”.

Desta vez, cada escola será considerada muito mais como uma unidade sistêmica, em que as áreas pedagógicas e não pedagógicas se influenciam mutuamente e, portanto, também serão inspecionadas de forma abrangente, levando em conta as gestões administrativa e de recursos da escola.

Os critérios pelos quais a escola é medida são baseados nas áreas centrais do quadro de referência. O perfil de qualidade consiste em 21 características, com 105 critérios. O perfil de qualidade da escola individual é composto de características básicas e de perfil, que são definidas pelos inspetores e pela administração da escola conjuntamente.

A BLI 3.0 será realizada em nossa escola em novembro de 2022. Para isso, virá uma equipe da Alemanha para inspecionar o Colégio Humboldt durante uma semana.

Clique aqui para mais informações.