Letras da Casa
Esta área foi criada para o compartilhamento de artigos, reflexões e trabalhos dos colaboradores do Colégio Humboldt com a comunidade escolar.
O objetivo é ampliar os horizontes do conhecimento e oferecer insumos para o debate saudável e construtivo.
Clique nos títulos para ter acesso às produções de texto.

YOUTUBERS: MODA OU TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL? | DANIELLA BUTTLER | 30/08/2017
Sou mãe e professora de nativos digitais e, como migrante digital que sou, confesso que esse contato diário com minha filha e meus alunos me ajuda na transição do tempo.

O NOVO ENSINO MÉDIO: ALGUNS DESAFIOS | ERIK HÖRNER | 16/08/2017
No dia 21 de junho, estive em um evento organizado pela Federação das Entidades Mantenedoras de Ensino no Estado de São Paulo (FEMESP) e pelo Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (IPAE).

A LITERATURA CLÁSSICA PARA ALÉM DA LEITURA | DANIELLA BUTTLER | 18/07/2017
Em nossa vida escolar, sobretudo no Ensino Médio, as aulas de Literatura nos obrigam a ler os clássicos. Para muitos, isso pode parecer uma tortura.

OBSERVAÇÕES A RESPEITO DA LEITURA E DA FORMAÇÃO DE LEITORES | CAROLINA YOKOTA DE PAULA LIMA | 17/03/2017
Embora existam numerosas pesquisas a respeito da leitura e da formação de leitores, nenhuma delas é capaz, obviamente, de dar receitas prontas. Nem se espera isso delas.

INTERFACES ENTRE LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA | DANIELLA BUTTLER | 12/12/2016
Todos os dias somos bombardeados por gêneros textuais orais e escritos em várias situações, sem mesmo nos darmos conta, como por exemplo, tomar um ônibus em uma grande cidade, preencher um formulário, escrever e ler nas redes sociais, localizar uma rua, ouvir noticiários na televisão, participar e discutir com todos sobre tudo o que está acontecendo ao redor do mundo.

INCLUSÃO, IGUALDADE E EQUIDADE | ERIK HÖRNER | 17/11/2016
Nem sempre paramos para pensar no significado das palavras que usamos no dia a dia ou se há algo a mais ao escolhermos um vocábulo X ou Y.